Jantes Como medir ??

Posted on: 27 Abril, 2015, by :

Furação

na substituição de uma jante é necessário ter muita atenção à furação do veículo, antes de pensar em substituir verifique a furação da sua viatura. Há que ter em consideração ainda outro aspecto, o PCD (pinch circle diametre), esta medida expressa em milímetros, é o diâmetro de um circulo imaginário que passa pelo centro de cada furo. É necessário ter atenção que o PCD varia de modelo para modelo, por exemplo um Peugeot tem um PCD de 108 mm enquanto um VW tem um PCD de 100 mm ou um Polaris RZR tem um PCD 156 mm .

Jantes Como medir Foto HQ

Medidas das jantes

As medidas de uma jante são determinadas essencialmente por dois factores, o diâmetro e a largura da jante. As dimensões são em polegadas (1 polegada=2,54cm) e a sua forma é normalmente do tipo “J”.
Existem modelos que para o mesmo diâmetro têm larguras diferentes, há que ter atenção que quanto maior for o diâmetro da jante maior será o seu peso o que diminui a performance normal da viatura.

ET – Offset de uma jante

O offset ou ET é a distância da superfície de montagem da jante à linha imaginária que divide a largura da jante ao meio. O offset pode ser zero, positivo ou negativo. Um offset positivo é quando a superfície de montagem é para fora dessa linha imaginária, e é normalmente usado em carros de tracção à frente, ou nos modernos carros de tracção a trás.

Se o offset da nova jante diferir, pode não poder montar a jante por tocar nas partes fixas do automóvel ou então o comportamento do carro pode ser bastante afectado. O offset não deve ser ignorado pois tem um papel importante no comportamento da suspensão e na capacidade de se manter a direcção centrada em andamento. Tenha sempre em atenção qual o offset aconselhado para a sua viatura. Usam-se Espaçadores / Alargadores para corrigir o ET de uma jante.

furação

%d bloggers like this: